Apesar de não haver comprovação científica, em teoria pode ser possível contrair o novo coronavírus pelos olhos. Por isso, a Academia Americana de Oftalmologia emitiu um comunicado orientando os usuários de lentes de contatos a substituí-las por óculos durante a pandemia, principalmente se a pessoa tem o costume de levar muito às mãos aos olhos quando está de lentes.
Porém, se você não é profissional da saúde ou não trabalha atendendo o público (em farmácias e mercado, por exemplo), saiba que essa troca não é necessária. Basta tomar os cuidados básicos que qualquer usuário de lentes de contato deve ter e respeitar as regras de isolamento recomendadas neste momento.
As lentes de contato não são um fator de risco maior em comparação aos óculos se o usuário seguir recomendações básicas que valem sempre:
- Lavar as mãos antes de colocar e tirar as lentes;
- Não esfregar os olhos;
- Estocar as lentes de maneira correta;
- Descartar o produto no tempo certo.
A principal vantagem dos óculos é que ele serve de barreira física, protegendo os olhos de gotículas de saliva contaminadas, mas se a pessoa está em casa, evitando o contato social e usa as lentes de contato adequadamente, não precisa se preocupar em trocá-las pelos óculos.
Não é necessário parar de usar lentes de contato se você toma cuidados e não apresenta sintomas como olhos vermelhos, coceira e irritação. Todos devem redobrar a higiene habitual, evitando sempre esfregar os olhos.
Claro que se você usa lentes de contato e percebe que está com olhos vermelhos, precisa parar imediatamente o uso até que essa condição desapareça.
É importante se lembrar que não é recomendado usar as lentes por mais de 10 horas por dia e é preciso utilizar colírios lubrificantes, sempre indicados pelo seu oftalmologista, para amenizar incômodos como secura e irritação dos olhos. Além disso, saiba que o líquido utilizado para a higiene e armazenamento das lentes é capaz de matar o vírus. Daí a importância de armazená-las corretamente.
Fonte: Viva Bem Saúde